Sesi-Araras será sede da seletiva do 4º Torneio de Robótica



Competição será realizada no dia 8 de novembro, das 9h às 17h

 

O Sesi-Araras será sede da seletiva regional do 4º Torneio Sesi-SP de Robótica 2012/2013. A competição será realizada no dia 8 de novembro, das 9h às 17h, na Avenida Melvin Jones, 2.600, no Heitor Villa-Lobos.

            Participarão da competição, que vale vaga para a fase estadual, 18 equipes de 15 cidades: Nova Odessa, Limeira (3 equipes), São João da Boa Vista, Piracicaba (2 equipes), Brotas, Santa Bárbara D’Oeste, Descalvado, Mogi Guaçú, Leme, Santa Rita do Passa Quatro, Porto Ferreira, Mococa, Pirassununga, Americana e Araras.

O Torneio Sesi-SP de Robótica faz parte das competições organizadas pela For Inspiration and Recognition of Science and Technology (First), fundação que promove campeonatos de robótica em todo mundo, e tem por objetivo elaborar programas inovadores para desenvolver competências e habilidades nos campos da Ciência e da Tecnologia.

O tema da edição desse ano é Senior Sulutions (Soluções para Idosos). A seletiva é disputada por 122 equipes em 7 cidades (regiões) sendo: Araçatuba (16 equipes), Araras (18), Votorantim (16), Jacareí (18), Presidente Prudente (16), Matão (20) e Jundiaí (18)

 

Equipe Legotomia

            O Sesi-Araras será representado pela equipe Legotomia, atual campeã da fase seletiva regional, formada por dois professores e seis alunos do ensino fundamental. Eles desenvolveram para esta edição o projeto WUG Robot (Abraço do Robô), que auxiliará idosos e deficientes ao se levantar e caminhar.

A equipe é comandada pelos professores Ana Paula Carrocci da Silva e Thiego Garrito e pelos alunos da 7ª série: Beatriz Miano Paulino, Bruno M. C. Moraes, Eduarda Dias Tarifa, Gabriel Sorato, Giulia Mariano de Lima e Vitória Barai Córnia.

O ensino de robótica no Sesi é realizado desde os primeiros anos escolares com o auxílio dos blocos de montar do tipo lego. De maneira lúdica, os alunos aplicam métodos científicos e adquirem habilidades para estruturar pesquisas e resolver problemas concretos em um cenário real. Usam vários tipos de tecnologias de forma racional, efetiva e significativa.

 

Campeões em 2011

A equipe Legotomia do Sesi-Araras conquistou em 2011 o título da seletiva do 3º Torneio de Robótica Sesi-SP, disputado na cidade de Rio Claro, e garantiu vaga para a etapa estadual, que aconteceu no Anhembi, em São Paulo, onde foram eliminados - as fases seguintes são o brasileiro e o internacional.

O projeto apresentado foi a “Cadeira Funcional” (cadeira de rodas com múltiplas funções), o tema era Body Forward, isto é, soluções para a saúde do corpo, utilizando a tecnologia robótica.

 

Ederaldo Poy/Secom

 

Foto (sesi_robotica) – Competição vale vaga para a fase estadual e vai reunir 18 equipes de 15 cidades – Ederaldo Poy/Secom

 

Foto (sesi_legotomia) – Equipe Legotomia do Sesi-Araras é atual campeã da seletiva regional – Crédito – Ederaldo Poy/Secom

 
Tecnologia
 
IMAGEM NÃO DISPONÍVEL