imprimir notícia...
Araras sediará encontro regional de Guardas Municipais

Evento acontece nesta quarta-feira (29), às 9h, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, e deve reunir representantes de cidades que compõem a Aglomeração Urbana de Piracicaba

 

            Araras sedia encontro regional de Guardas Municipais nesta quarta-feira (29), às 9h, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita.

            O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, João Tranquillo Beraldo, informou que todas as cidades que compõem a Aglomeração Urbana de Piracicaba foram convidadas e já há confirmação da presença de comandantes de GMs e de secretários de segurança pública de vários municípios da região - alguns, inclusive, que não pertencem à Aglomeração. 

            No encontro, a intenção é discutir políticas públicas entre as 22 cidades pertencentes à unidade administrativa, aproveitando experiências exitosas já implantadas em outras regiões do Estado de São Paulo. Além de Araras, integram o grupo as cidades de Águas de São Pedro, Analândia, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

            O principal objetivo é fortalecer a integração das forças de segurança e das próprias Guardas Municipais, com trocas de experiências e discutir propostas de medidas junto ao Governo do Estado de São Paulo para tornar mais eficaz a atuação das GMs, de acordo com os ditames do Estatuto Geral das Guardas Municipais, Lei 13.022, de agosto 2014. 

            Beraldo reforça que há muitos assuntos de interesse comum, como, por exemplo, no tocante às comunicações, à inteligência, ao acesso e integração de informações, monitoramento por câmeras, à fiscalização de trânsito, capacitação do pessoal, melhoria da gestão, com vista à integração com as demais forças de segurança.  

            O secretário ressaltou que há um projeto de lei tramitando na Assembleia Legislativa de São Paulo, transformando a Aglomeração Urbana de Piracicaba em Região Metropolitana, situação na qual poderão ser firmados convênios entre os municípios para atuação mais eficaz das Guardas Municipais, como já vem ocorrendo em diversas regiões do Estado. 

            "Tenho participado, como convidado, de reuniões voltadas à segurança pública em diversas cidades e os resultados têm sido sempre positivos. Muitos dos problemas discutidos são comuns e a troca de experiências contribui para indicar propostas de soluções aplicáveis em cada município, respeitando suas particularidades. Além disso, vale lembrar quer toda a região é cortada por muitas rodovias e estradas vicinais, sendo comum a ocorrência de delitos e a utilização dessas vias como rotas de fuga, passando por vários municípios. Daí, a importância da articulação das forças de segurança para coibir práticas criminosas”, declarou.

 

Secom/PMA

Fotos (GM)

Objetivo da reunião é fortalecer a integração das forças de segurança e das próprias Guardas Municipais - Créditos: Secom/PMA

 

 

copyright © Revista Expressão Araras