Orquestra de Sopros de Araras abre Festival do Café & Chocolate nesta 6ª feira




Orquestra de Sopros de Araras abre Festival do Café & Chocolate nesta 6ª feira

Evento acontece neste fim de semana, na Praça Barão de Araras, trazendo shows gratuitos e culinária típica com renda beneficente a entidades assistenciais

 

A 5ª edição do Festival Café & Chocolate, organizado pela Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania, começa nesta sexta-feira (17) com a apresentação da Orquestra de Sopros de Araras Maestro Francisco Paulo Russo.

O evento, que traz shows gratuitos e culinária típica, segue também sábado (18) e domingo (19), trazendo apresentações dos grupos Ira! e Bee Gees Alive.

            A Orquestra de Sopros, coordenada pela Cooperativa de Música Maestro Francisco Paulo Russo, contará com um cast (formação) de 45 músicos entre naipe de sopros, baixo, piano, bateria e percussão. O show está marcado para as 20h30 e contará com um repertório diversificado e destinado a todas a idades, incluindo clássicos do pop internacional e nacional.

            No sábado (18), o Festival abre espaço para as danças típicas. Às 19h, o Grupo Toca faz apresentação de Dança Circular, inspirada nas danças folclóricas de povos europeus. A música celta e medieval toma conta do palco a partir das 20h, com o Taberna Folk. Formado em 2008, o grupo visa resgatar músicas da antiga Europa. Adeptos do estilo folk, com sonoridades e ritmos que abrangem diversas épocas e países, a proposta é trazer para os tempos de hoje uma das melhores formas de diversão de nossos antepassados, trazendo o clima e a alegria das antigas tabernas.

            Já às 21h30, o grupo Ira! faz um dos shows mais esperados do evento. Após um recesso de sete anos, o guitarrista Edgard Scandurra e o vocalista Nasi retomaram os ensaios no ano passado. No repertório, clássicos como Dias de Luta, Flores em Você, Núcleo Base, Tarde Vazia, Girassol, Tolices, Eu Quero Sempre Mais, entre outros.

            No domingo (19), o público curte canções que marcaram o rock dos anos 60 e a dance music do final dos 70. A partir das 19h, a banda The Tambourine Men & Special Sauce faz apresentação com repertório baseado nos clássicos do cantor e compositor americano Bob Dylan. Encerra o Festival Café & Chocolate, às 21h30, o Bee Gees Alive, primeiro grupo brasileiro a divulgar e interpretar a obra dos Bee Gees com uma performance impecável. Durante o show, o público vai cantar e dançar ao som de clássicos como Massachusetts, Words, To Love Somebody, Stayin´Alive, More Than a Woman, I Started a Joke, Lonely Days, Night Fever, How Deep is Your Love, e tantos outros sucessos que marcaram a carreira dos Bee Gees.

           

Decoração

                       Quem passar pela Praça Barão de Araras durante a festa vai se sentir na Europa Medieval. Inúmeros adereços de decoração estão sendo preparados para remeter à época.

                       Na Fonte Luminosa, por exemplo, foi montado um castelo de seis metros de altura com uma ponte levadiça, levando o público a viajar no tempo da Idade Média.

                       Serão colocados ainda brasões e bandeirolas medievais espalhados em vários pontos da Praça Barão. Além disso, as barracas das entidades assistenciais receberão decoração especial com flâmulas.  

 

Segurança e estrutura

A Prefeitura irá disponibilizar estrutura e segurança reforçada durante os três dias de festa. Próximo ao palco principal será instalada uma área com cadeiras destinadas a idosos e deficientes.

A segurança será reforçada com patrulhamentos da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Os gms farão ronda pelo recinto da festa e os pms, patrulhamento nas imediações para prevenir furtos e roubos. Além disso, a base móvel da Guarda estará estrategicamente posicionada para garantir tranquilidade ao público que vai prestigiar o evento.

Serão disponibilizados também banheiros químicos masculinos e femininos, além de mais dois destinados a pessoas com necessidades especiais, para garantir mais conforto à população.

Uma equipe do Samu também ficará de prontidão, próximo à Basílica Nossa Senhora do Patrocínio, para atender as emergências.

 

Comidas e bebidas quentes

            O cardápio do Festival Café & Chocolate traz inúmeras delícias como trufas, cone trufado, brigadeiro, crepes, derivados de milho, bolos, cupcake, fondue de chocolate com frutas, espetinho de frutas com chocolate, pão de queijo, pão de mel, caldos, nhoque, lanche de pernil, cuscuz, além de bebidas quentes como café, cappuccino, chocolate quente e chocolate do frade.

            Serão comercializados ainda itens como churrasco, cachorro-quente, empadas, tortas doces e salgadas, e bebidas como chopp claro, escuro e com vinho, refrigerantes, água e cerveja.

            A praça de alimentação tem renda beneficente a entidades assistenciais de Araras. Ao todo, 22 instituições e clubes de serviços irão comercializar produtos em barracas montadas na Rua Praça Barão, entre o Banco Bradesco e a Claro, e outras instaladas no Coreto e no entorno da Fonte Luminosa.

            Como nos anos anteriores, toda a renda arrecadada com a venda dos produtos será dividida igualmente entre as instituições participantes.

 

Programação do Festival Café & Chocolate

Sexta-Feira (17)

20h30 – Orquestra de Sopros de Araras Maestro Francisco Paulo Russo

 

Sábado (18)

19h – Apresentação de Dança Circular – Grupo Toca

20h – Show – Taberna Folk

21h30 – Show – Banda IRA!

 

Domingo (19)

19h – The Tambourine Men & Special Sauce

21h – Bee Gees Alive

 

Anderson Cândido/Secom

 

Foto (orquestra-de-sopros)

Apresentação da Orquestra de Sopros de Araras terá repertório diferenciado – Crédito: Arquivo/Secom

 

Foto (banda_ira)

Banda Ira! faz um dos shows mais esperados do Festival, neste sábado (18) – Crédito: Divulgação

 

Foto (Bee Gees_Alive)

Com sucessos que marcaram uma geração, Bee Gees Alive fecha o Festival domingo (19) – Crédito: Divulgação

Imprimir   Enviar à um amigo